Aromaterapia

Aromaterapia

O que é

🌿A Aromaterapia é utilizada pela humanidade desde a Antiguidade e, atualmente, desde o século passado, a ciência moderna vem comprovando seus benefícios. É uma técnica de terapia natural complementar e integrativa, reconhecida pela OMS e Ministério da Saúde, que utiliza óleos essenciais* para promover saúde e bem-estar ao indivíduo em sua totalidade (corpo, mente e espírito), sendo um excelente auxiliar em processos de cura.

*Mais adiante você pode entender melhor sobre os óleos essenciais.

Benefícios

Os benefícios da Aromaterapia são inúmeros, pois há uma infinidade de plantas com ativos medicinais. É possível agregar essa terapia a diversos tratamentos de saúde, de uma dor de cabeça a câncer. Assim, pode tratar de forma complementar, por exemplo:

  • Dores em geral
  • Inflamações
  • Problemas digestivos
  • Insônia
  • Depressão
  • Ansiedade
  • Estresse

Há moléculas aromáticas que auxliam, por exemplo:

  • Circulação sanguínea e linfática
  • Sistema Endócrino
  • Sistema Imunológico
  • Sistema Respiratório, com ações expectorante, mucolítica, descongestionante, antitussígena e broncodilatadora
  • Questões dermatológicas, com ações cicatrizante, regeneradora, antialérgica, dentre outras

🍃Alguns exemplos práticos:

  • Creme Respiratório para aliviar e previnir crises de sinusite
  • Óleo massageador para constipação intestinal
  • Óleo facial rejuvenescedor
  • Óleo massageador para combater celulite
  • Gel antiinflamatório
  • Pomada cicatrizante
  • Spray aromático para auxiliar num sono reparador
  • Perfume Terapêutico para auxiliar no controle do apetite e vícios alimentares
  • Perfume Terapêutico para complementar tratamento de depressão

🌿Após uma consulta, você pode fazer uso de várias dessas formas: perfume, óleo massageador, spray, sabonete, etc. Tratando, por ex.: Dores locais, estética, emoções e energias. Cada um feito após análise de cada paciente, considerando-o de forma integral.

🌿Ou seja, é uma terapia que busca a harmonização do SER como um todo e não apenas tratar o sintoma/doença unicamente. Por isso, revela eficácia no tratamento complementar, reconhecida pela OMS.

E AINDA TEM MAIS! Como os óleos essenciais agem no Sistema Nervoso, bem como no campo emocional e vibracional, o alcance dos seus benefícios vai muito além. Por exemplo, um óleo facial para manchas também pode auxiliar no tratamento de insônia e na harmonização dos Chakras. Entenda melhor a seguir.

PSICOAROMATERAPIA

Sabe quando a gente sente um cheiro e imediatamente surge uma lembrança? De uma época, de um lugar, de alguém... Ou até mesmo de sensações?!

🍃Pois é! É porque os aromas têm um incrível poder de ativar nosso Sistema Límbico, nosso cérebro emocional. 🍃

🌿A Psicoaromaterapia trabalha sobre esse fundamento, baseada no poder Terapêutico concentrado dos óleos essenciais, substâncias naturais advindas do Reino Vegetal. Acredite! Não é apenas um cheirinho. É um cheiro, que desperta emoções profundas, porém acionado por moléculas aromáticas naturais que penetram no nosso organismo por meio do sistema olfativo (nesse caso).

🌿 Os óleos essenciais proporcionam excelentes resultados no tratamento complementar de problemas emocionais. Isso porque o nariz é uma "porta aberta" para o centro de nossas emoções, o Sistema Límbico. A partir do Sistema Olfativo, as moléculas das plantas monitoram estados emocionais, evocam memórias conscientes e inconscientes, tratam distúrbios psicológicos e promovem harmonia e bem estar.

🌿 Além disso, as moléculas aromáticas atuam também no Sistema Nervoso Central. Por exemplo, ele pode ser sedado ou estimulado por meio da mensagem olfativa e dos princípios que chegam rapidamente ao cérebro, ultrapassando a barreira de sangue em função de sua natureza lipofílica, que tem afinidade com os ácidos graxos que constituem 2/3 do cérebro.

Alguns instrumentos de APLICAÇÃO:

  • Perfume Pessoal Terapêutico
  • Sprays aromáticos
  • Difusores de ambiente
  • Massagem aromaterapêutica
  • Óleos massageadores e sabonetes

Perfume Terapêutico - Como funciona?

O perfume pessoal é terapêutico, não tem como objetivo dar cheiro, não possui fixadores. Como a maioria dos óleos essenciais é bem volátil, logo suas moléculas aromáticas, responsáveis pelo cheiro, evaporam ou são absorvidas pelo nosso organismo.

🌿 Com a inalação, as moléculas curadoras são levadas aos cílios olfativos, para nosso cérebro, tratando desde questões fisiológicas como o estimulo da produção de determinados hormônios, por exemplo, até agindo como um verdadeiro terapeuta nas mais profundas questões do inconscientemente. O aroma funciona como uma chave que abre a porta da mente à verdadeira memória olfativa, estimulando a parte do cérebro que afeta a emoção: o sistema límbico.

🌿 Portanto, sua função é auxiliar o paciente no equilíbrio de suas emoções, proporcionando também bem-estar físico e mental. Importante lembrar que é um tratamento complementar e não dispensa acompanhamento médico e psicológico.

🍃Este perfume que oferecemos é composto por óleo vegetal sem cheiro (que serve como base ou correador) e por 3 óleos essenciais escolhidos conforme a necessidade ou o que o seu Sistema Olfativo escolher se for no Sistema de Psicoaromaterapia dos 13 Aromas.

Sistema Dos 13 Aromas

É um sistema fundamentado em 13 óleos essenciais, elaborado inicialmente pelo biólogo alemão Dietrich Gümbel. É um método conciso que avalia o momento presente da pessoa no plano emocional, mental e físico; revelando com precisão os aromas necessários para o seu equilíbrio.

Nele, o Perfume Pessoal Terapêutico é composto por 3 óleos essenciais desse grupo, que representam as desarmonias que precisam e serão trabalhadas naquele momento. Cada óleo corresponde a um dos 7 Chakras principais, divididos em grupos. Os 3 escolhidos no final indicam os Chakras que serão tratados.

O mais interessante é que essas desarmonias são identificadas pelo próprio paciente, pelo seu Sistema Olfativo. É um método intuitivo e eficiente pois o nosso cérebro é capaz de identificar as substâncias aromáticas que nosso corpo precisa e pode tratar no momento, revelando isso por meio dos aromas que mais lhe agradam.

E o que são os Óleos Essenciais?

🌿São aromas puros, vegetais e naturais utilizados na Aromaterapia.

🌿Compostos por moléculas de carbono, oxigênio e hidrogênio e menos frequentemente por nitrogênio e enxofre.

🌿Estocados em células encontradas nas folhas, tronco, galhos, pétalas das flores, raízes e sementes.

🌿Substâncias líquidas e voláteis produzidas pelo metabolismo das plantas para a sua sobrevivência, seja na adaptação ao ambiente como climas extremamente frios, quentes, secos ou úmidos; seja para a defesa de pragas ou atração de insetos que as protejam; etc. Tudo isso, por meio de substâncias químicas que exalam certos aromas, cada uma com um determinado fim. E a magia está aí: cada substância dessa é oferecida ao ser humano com fins similares: defesa, adaptação, regulação do organismo, etc.

🌿São extraídos de diversas formas e a mais comum é DESTILAÇÃO A VAPOR.

Ou seja, os óleos essenciais são verdadeiros presentes das plantas para nós! 🌱

Eu simplesmente AMOOOO a Aromaterapia e todas as suas infinitas formas aromáticas de cura! 💚


© 2022 - Susi Pessôa

Terapias Holísticas - Terapias Complementares de Saúde