Dicas de Autocuidado

A respiração é a mais importante e mais simples técnica de autoconhecimento. Uma respiração consciente é capaz de levar a um estado de relaxamento ou elevar a energia. Há diversas técnicas. Vou compartilhar uma das técnicas que aprendi nas minhas práticas e também inspirada no livro Os Segredos da Massagem Ayurvédica, de Atreya.

RESPIRAÇÃO DIAFRAGMÁTICA

Relaxa e renova a energia vital

Como fazer?

  1. Inspire o máximo de ar que puder pelo nariz;
  2. Em vez encher o pulmão e elevar o tórax, impulsione o ar para baixo, forçando o diafragma, elevando a barriga (coloque as mãos sobre o baixo ventre e sinta ele se elevar e se concentre nas mãos e não na respiração em si);
  3. Expire lentamente pelo nariz. É importante que o tempo da expiração seja maior que o da inspiração. (Você pode contar).

*Procure estar consciente e prestar atenção.

*Pode fazer umas 3x por dia.

*Caso não consiga, tire pelo menos 1min do seu dia e preste atenção na sua respiração.


Dica de Do-in, técnica de automassagem baseada na Medicina Chinesa para aliviar ansiedade, insônia e momentos de angústia. CUIDADO: pode baixar a pressão arterial. Lembre-se! Procure um profissional para um tratamento caso necessário.


Aprenda uma técnica simples de automassagem para aliviar a tensão e as dores na região do trapézio superior, toda a região dos ombros e pescoço.

É interessante aliar outras técnicas e hábitos para resultados mais eficazes, a exemplo da RESPIRAÇÃO (LINK PARA ESSA TÉCNICA NO FINAL) e alongamentos. - Nosso corpo é um só, todas as suas funções estão interligadas, dentro de uma visão integral do ser. E cada indivíduo é único, sendo que cada técnica pode se adequar mais ou menos a depender de sua realidade.

ESSAS INFORMAÇÕES NÃO SUBSTITUEM TRATAMENTO COM PROFISSIONAL HABILITADO!


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